teatro - bistrô - café - livraria - jazz

teatro - bistrô - café - livraria - jazz
rua augusta 331 consolação tels:3255-8448 * 3257-8129

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea apresenta Agronegócio


                                                                                       foto de Julieta Bacchin


A companhia Club Noir segue com a programação da Mostra Brasileira de Dramaturgia ContemporâneaAgronegócio - vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia em 2010 - do autor de Campinas Marco Catalão, estreia dia 12 de fevereiro, terça-feira, às 21 horas, para temporada gratuita até 7 de março. Com direção de Roberto Alvim, traz no elenco os atores Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos e Marcelo Rorato.

Em Agronegócio, um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar. O proprietário é morto, mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos - de políticos, repórteres, policiais, boias-frias e latifundiários -  sobre o agronegócio no Brasil.

A investigação do brutal assassinato, cometido por um trabalhador contra um latifundiário, é o fio narrativo da dramaturgia. “O texto se estrutura por meio de várias vozes que se alternam e se entrecruzam. É possível recompor uma narrativa (ou várias) a partir dos diferentes discursos, embora não seja, de fato, um enredo linear”, conta o autor Marco Catalão.

Trata-se de uma investigação policial onde o detetive é chamado para resolver um caso inusitado: uma cabeça que continua a falar mesmo depois de ter sido arrancada do corpo. É a cabeça de um grande industrial, dono de uma usina de cana-de-açúcar com milhares de trabalhadores. Isso talvez ajude a elucidar o mistério. Mas outros vão surgindo ao longo da investigação, e o crime talvez seja apenas um detalhe.

A encenação de Roberto Alvim é pautada por elementos como a imobilidade dos atores, que se desdobram em movimentos mínimos, desacelerados, ambientados por uma luz fria e de penumbra. “Criando um campo emocional de contradições, no qual os ganhos da indústria do agronegócio se chocam com as mazelas geradas pela exploração de milhares de trabalhadores, a peça nos proporciona a experimentação poética de uma temática social incontornável em nosso país”, fala o diretor Roberto Alvim.

Os textos da Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea foram selecionados pelo diretor e dramaturgo Roberto Alvim entre centenas de obras recebidas de diversos Estados do Brasil. O projeto termina com Grimorium, de Alexandre França (de 12 de março a 4 de abril). O projeto artístico do Club Noir sempre foi norteado pela encenação de dramaturgos contemporâneos.


                                                            foto de Julieta Bacchin

Para roteiro:
AGRONEGÓCIO - de 12 de fevereiro a 7 de março
Texto: Marco Catalão. Direção, Iluminação e Cenografia: Roberto Alvim. Elenco: Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Marcelo Rorato e Fernando GimenesFigurinos: Juliana Galdino.

Sinopse: Um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar: o proprietário é morto. Mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos - de políticos, repórteres, policiais, boias-frias e latifundiários -  acerca do agronegócio no Brasil.




CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação – Telefone - 3255-8448 / 3257-8129. Ingresso: gratuito (senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 40 minutos. Temporadaterças, quartas e quintas às 21h. Produção Executiva: Danielle Cabral. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Realização: CLUB NOIR. Capacidade: 42 lugares. Classificação etária: 16 anos.

Nenhum comentário: