teatro - bistrô - café - livraria - jazz

teatro - bistrô - café - livraria - jazz
rua augusta 331 consolação tels:3255-8448 * 3257-8129

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Portal R7 12/02



Cabeça decepada fala durante a peça Agronegócio, no Club Noir - Foto: Julieta Bacchin
Por Miguel Arcanjo Prado
O premiado e famigerado diretor Roberto Alvim resolveu abraçar o teatro de discurso político mais próximo da esquerda. Ele estreia nesta terça (12) o espetáculoAgronegócio, que entra nos rincões do mundo latifundiário.
O enredo é baseado na degola de um fazendeiro de cana-de-açúcar por um boia-fria. No mundo do teatro, onde tudo é possível, mesmo após o corte certeiro, a cabeça fala.
O crime, repleto de contornos de luta de classes, vai atiçar a imprensa, políticos e a polícia, gerando um clima que promete tensão.
Estão no elenco Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Marcelo Rorato e Fernando Gimenes.
O texto é de Marco Catalão. Ele afirma que o enredo “se estrutura por meio de várias vozes que se alternam e se entrecruzam”. Há, portanto, olhares e possíveis significados distintos para a mesma narrativa.
A peça faz parte da Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea, realizada pelo Club Noir e que ainda tem mais uma montagem a exibir: Grimorium, de Alexandre França, prevista para estrear em 12 de março.
Outro projeto do grupo, Peep Classic Ésquilo, com montagens de todas as peças do dramaturgo grego, ganhou o último Prêmio Especial da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).
Em Agronegócio, Alvim, que também assina cenografia e iluminação – os figurinos são de Juliana Galdino –, mantém a estética do grupo e aposta em atores com movimentos mínimos sob luz fria. 
O diretor traz afinado um discurso de crítica social e diz que sua peça quer explicitar as contradições do mundo agrário e mostrar que “os ganhos da indústria do agronegócio se chocam com as mazelas geradas pela exploração de milhares de trabalhadores”. Contudo, busca olhar poético para esta temática “incontornável de nosso País”.
Agronegócio
Quando: terça, quarta e quinta, às 21h. Até 7/3/2013
Onde: Club Noir (rua Augusta, 331, Centro, São Paulo, tel. 0/xx/11 3255-8448)
Quanto: grátis (senhas distribuídas uma hora antes)
Classificação etária: 16 anos

2 comentários:

Marcelo Silva Souza disse...

Olá! O ano da temporada está errado (2012). O tempo não para, mas também não passa (atribuído ao Nietzsche).
Abraços, Marcelo.

CLUB NOIR disse...

Obrigado, Marcelo.